Educação para a Sexualidade


Um novo ser!!!!





 SEXUALIDADE JUVENIL
PUBERDADE
 O meu corpo está a mudar, é mesmo assim?

A Puberdade significa um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos rapazes e raparigas, e que marcam o início de uma etapa muito importante: a adolescência. É comum nesta fase sentires sentimentos contraditórios, ora te sentes criança, ora adolescente, nalgumas situações podes sentir-te bem no teu corpo, noutras desconfortável num corpo que está a mudar e que por vezes não reconheces. As emoções são vividas com muita intensidade, por vezes com desejos contraditórios. O teu universo está a ampliar-se. Fazer perguntas e discutir ideias é o início da busca da tua verdade. Trata-se habitualmente de uma etapa em que te podes sentir muito vulnerável. 

As raparigas começam a puberdade por volta dos 10 anos, enquanto os rapazes entram nesta etapa um ou dois anos mais tarde. Esta diferença é totalmente natural e significa que cada corpo cresce ao seu próprio ritmo.


 Hormonas

Em todo este processo, as hormonas não param de trabalhar para que o teu corpo se transforme de forma lenta até quase aos 20 anos. As hormonas são substâncias químicas segregadas por uma glândula chamada hipófise, situada na base do cérebro, e deslocam-se pelo sangue, regulando as funções de órgãos e tecidos.

 No caso das raparigas, as hormonas que regulam a actividade dos órgãos sexuais são os estrógenos e a progesterona, que se formam nos ovários. No caso dos rapazes, é a testosterona, que se forma nos testículos.



A altura


Uma das primeiras alterações que notarás será a altura. Podes crescer entre cinco a catorze centímetros num só ano. É possível que repares que agora as raparigas da tua escola são mais altas que os rapazes. Isso deve-se ao facto de as raparigas entrarem na puberdade um ou dois anos antes, mas os rapazes continuam a crescer mesmo depois das raparigas atingirem a sua altura máxima.



O suor e as borbulhas


 As tuas glândulas estão mais activas que nunca. As glândulas sudoríparas fazem com que aumente a tua transpiração (o suor). Simultaneamente, as glândulas sebáceas tornam a tua pele mais gordurosa, o que pode ocasionar o aparecimento de algumas borbulhas na cara, nos ombros ou nas costas. É a acne. Também te darás conta de que o teu cabelo se torna mais gorduroso. Tudo isso requer mudanças nos teus hábitos de higiene.



Outras mudanças


 Também te vão crescer os pés, assim como as ancas e as nádegas que, além disso, ganharão forma e volume. Por seu lado, os órgãos sexuais irão começar a amadurecer. Notarás que te cresce pêlo em diferentes zonas do teu corpo (pernas, braços, púbis, axilas, lábio superior).



 O que muda no corpo das raparigas?


 Nas raparigas, observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pêlos púbicos, pêlos debaixo dos braços e nas pernas, a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríparas tornam-se activas. Os ciclos menstruais marcam um importante marco na vida das raparigas. Quanto melhor conheceres e valorizares o teu corpo, melhor te sentirás nele.

 Para as raparigas, uma das mudanças físicas mais importantes é o surgimento da menstruação, ou período, que ocorre aproximadamente aos 12 ou 13 anos, ainda que possam surgir oscilações individuais. É um sinal de maturidade corporal, de boa saúde e de que o corpo se desenvolve correctamente.


As mudanças mais significativas para as raparigas na puberdade:

• aparece pêlo nas axilas;
• cresce o cabelo; 
• surge a menstruação;
• a cintura fica mais fina;
• as ancas alargam-se;
• cresce o pêlo púbico.



O que muda no corpo dos rapazes?


Os rapazes são habitualmente mais altos, mais fortes e com mais massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se. O pénis e os testículos crescem e surgem os pêlos púbicos. Os testículos começam a produzir esperma. À medida que o tempo passa, as cordas vocais aumentam, o que torna a tua voz mais grossa, embora possas produzir por vezes sons agudos. Surgem pêlos debaixo dos braços, nas pernas e no rosto. Podem ainda surgir alguns pêlos no peito. Os pêlos dos braços ficam mais grossos e os pêlos púbicos tornam-se mais espessos. As glândulas sudoríparas (que produzem suor) começam a funcionar.



 As mudanças mais significativas para os rapazes na puberdade:

• cresce pêlo na cara (barba e bigode);
• cresce pêlo no peito e nas axilas;
• cresce o pelo púbico;
• crescem os testículos;
• cresce o pénis;
• começam as primeiras ejaculações involuntárias;
• ocorrem mudanças no tom de voz.



O que são os sonhos molhados?

 Os Sonhos Molhados são todos os sonhos que representam uma situação sexual, mesmo que não seja uma relação sexual perfeitamente clara. O termo científico para sonho húmido/molhado é ejaculação nocturna. húmido porque o sémen (esperma) é um líquido viscoso e húmido, e sonho porque, muitas vezes, o rapaz está nessa altura, a ter um sonho relacionado com sexo e sexualidade, embora depois não se lembre. Estes sonhos são involuntários, como todos os sonhos; de frequência muito variável de pessoa para pessoa, acompanhados de excitação sexual de ejaculação e, por vezes, de orgasmo.



Todos os rapazes têm sonhos molhados?


 Sim. Na puberdade, a sexualidade manifesta-se de uma forma mais intensa e clara, é o tempo do surgimento dos caracteres sexuais secundários e da capacidade reprodutiva. Começa-se a estabelecer a ligação entre a sexualidade e a afectividade. Em alguns rapazes, a primeira ejaculação pode acontecer durante o sono; quando o rapaz está a ter um sonho agradável, excitante ou sensual pode ejacular algum esperma. Todavia, os rapazes que não estão preparados para esta situação, pensam que urinaram na cama ou que têm algum problema e ficam tão embaraçados que não falam a ninguém do que lhes aconteceu. E por isso levam algum tempo a descobrir que as ejaculações nocturnas são naturais.

Fonte: "no espelho..."


 CARTA DE AMOR



Campanha Contra a Violência no Namoro




Sexualidade na adolescência