Educação para a Saúde

Alcoolismo na Infância

Educação para a Saúde

         Educação e Saúde são dois pilares indissociáveis do desenvolvimento da pessoa e do progresso de uma sociedade. Assim, a Saúde e a Educação apresentam-se como duas das principais condicionantes do futuro individual e do progresso dos povos onde a qualidade de vida, individual e colectiva, depende essencialmente dos níveis de educação e de saúde. A saúde escolar encontra-se numa posição privilegiada para promover a interacção entre as variáveis Saúde/Educação. Neste sentido, cabe a esta área do conhecimento, promover a saúde global das crianças e adolescentes, enquanto escolares, favorecendo o sucesso da aprendizagem através da potenciação de condições favoráveis à sua socialização, ao seu desenvolvimento bio-psico-social e ao seu bem-estar.

      O Projecto de Educação para a Saúde tem funcionado como um projecto transversal, multidisciplinar e operacionalizado em articulação com outras estruturas da Escola e da Comunidade. Trabalha em parceria com o Centro de Saúde e toda a Comunidade Escolar Este Projecto desenvolve uma forte componente prática no sentido de mobilizar activamente os alunos em direcção aos objectivos propostos pelo mesmo.


OBESIDADE INFANTIL


 Áreas Prioritárias


 -  Alimentação e actividade física.
 - Consumo de substâncias psicoactivas.
 - Violência em meio escolar.
 - Sexualidade/educação sexual.
 - Infecções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/ SIDA.



CAMPANHA CONTRA O CIGARRO


 Finalidades


- Envolver os Pais na abordagem da Promoção e Educação para a Saúde.
- Reflectir sobre o papel da família e da escola na educação das crianças e jovens.
- Sublinhar a importância dos Pais na Educação Sexual dos filhos.
- Sensibilizar os adolescentes para a forma como expressam/gerem os seus afectos.



 Objectivos Gerais


-Melhorar o estado de saúde global dos jovens.
-Inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição. 
-Promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável e actividade física.
-Contribuir para a definição de políticas claras em matéria de consumos de substâncias psicoactivas.
-Prevenir o consumo destas substâncias em meio escolar através de debates, sessões de sensibilização e outras estratégias de trabalho continuado com os alunos e envolvendo toda a comunidade educativa.
-Identificar os vários tipos de comportamentos relacionados com a violência.
-Promover uma intervenção eficaz baseada em conhecimento.
-Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afectivo-sexuais entre os jovens.
-Contribuir para a redução das possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não planeada e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
-Contribuir para a tomada de decisões saudáveis na área da sexualidade.


Objectivos Específicos


-Sensibilizar a comunidade escolar para as questões da saúde física, mental e social;
-Sensibilizar para a importância das medidas preventivas visando o melhor estado de saúde;
-Sensibilizar para a importância do exercício físico, na promoção do seu bem estar;
-Promover a auto responsabilização dos jovens pela sua saúde;
-Promover acções de sensibilização que previnam comportamentos de risco;
-Contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e intervenientes no meio em que vivem.
-Reflectir sobre as alterações físicas e emocionais vividas pelos rapazes e pelas raparigas durante a  puberdade e a adolescência.
-Formar uma ideia ajustada de si mesmos, fortalecendo a auto-estima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros.
-Conhecer o funcionamento do corpo nos seus aspectos básicos e valorizar os hábitos de higiene pessoal, o exercício físico e a alimentação saudável como um benefício para a saúde própria e colectiva.

HIGIENE ORAL
 

Conteúdos

 Relações interpessoais:
- Relação coma família.
-Comportamentos assertivos.
-Auto-estima.
- Relação com pares.
-Cooperação e intra-ajuda.
-Respeito pelos outros.


 Mais informações em : http://www.dgidc.min-edu.pt/


 
                                        Despacho27092006






MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO


Protocolo ME/MS